Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Casa de Veneranda com aulas abertas para comunidade


O imponente prédio da Casa de Veneranda, em Guaçuí, voltou abrir as portas para comunidade com aulas de ballet, danças, música, slackline, crossfit na areia e outras atividades. O prédio que tem 57 anos, já abrigou um orfanato, uma creche municipal e agora, volta a atender a comunidade, principalmente os mais carentes.
De acordo com a vice-presidente da Instituição, Camila Nasser, os projetos começaram efetivamente em março deste ano. A ideia é oferecer bolsas de 100%, 50% e outros valores para as pessoas. De maneira que a instituição seja mantida, mas que nunca deixe de realizar o seu papel social que a família Andrade sempre preservou.
“Importante que temos movimentação na casa nos três turnos. O Centro de Música Celso Montone funciona na instituição, só neste projeto, por exemplo, são 120 bolsistas e já temos 46 instrumentos. Aulas de ballet, sempre dando oportunidades para crianças que tem sonhos, mas antes não encontravam oportunidades”, lembra Camila.
Novidades em atividades, como as aulas de slackline e crossfit, que ainda tem vagas para bolsistas 10%, ou mesmo, quem quiser contribuir com o projeto pagando mensalidade em preço acessível. Tem também a inovação com aulas de Joy Dance, que tem levado alegria para muitas pessoas, misturando dança e atividade física.
 Quem gostou do projeto para participar, ou mesmo, para oferecer ajuda como voluntária basta ligar para os telefones: 3553 1032 ou 9 9966 6147. A Casa de Veneranda em Guaçuí fica ao lado do Teatro Fernando Torres.


Conheça as atividades da Veneranda:

Centro de Música Celso Montone- aulas de coral, violino, flauta, guitarra, entre outros. Segunda a sexta-feira
Joy Dance- aulas terça e quinta-feira ás 19h ás 20h
Crossfit- terça, quinta e sexta-feira- 6h/18h/18h40/19h40
Slackline- terça e quinta-feira 10h ás 11h
Ballet- segunda á sexta-feira


Veneranda surgiu para ajudar o próximo

                                             Lula Pires "um trabalhador do bem"

A “Veneranda” foi fundada em 27 de maio de 1957. Um ano depois, em 10 de janeiro de 1958, o terreno foi comprado para iniciar a construção com recursos próprios de Lula Pires e João de Azevedo Lobato.E essa vontade de fazer mais pela comunidade de Guaçuí deu lugar a Casa da Criança de Veneranda, que foi pensada no plano espiritual pelo espírito João Grosso e psicografada, pelo médium capixaba Julio César Grandi Ribeiro. O nome Veneranda foi uma homenagem a Ministra da Colônia Espiritual "Nosso Lar". A obra foi inaugurada em 10 de outubro de 1976, dezoito anos depois do início das obras. A grandiosidade da obra é um exemplo de amor ao próximo, os fundadores contaram com muitas doações para a realização desse sonho.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Casa de Veneranda construída para comunidade


Um gigantesco prédio construído bem no coração de Guaçuí, no centro da cidade, repleto de histórias e cheio de luz. Mas antes de ser tão imponente foi pensado no plano espiritual pelo espírito João Grosso e a planta psicografada, pelo médium capixaba Julio César Grandi Ribeiro, a “Veneranda” foi fundada em 27 de maio de 1957. Um ano depois, em 10 de janeiro de 1958, o terreno foi comprado para iniciar a construção com recursos próprios de Lula Pires e João de Azevedo Lobato. O nome “Veneranda” foi uma homenagem a Ministra da Colônia Espiritual "Nosso Lar". A obra foi inaugurada em 10 de outubro de 1975, dezoito anos depois do início das obras.

Nos corredores largos da Casa de Veneranda é possível sentir a força da espiritualidade e a amplitude de um dos maiores projetos espíritas capixabas e também brasileiros. Os 2 200 m/2 de área construída representam a união da comunidade. Tudo foi feito graças a rifas, bingos e até a venda de café, da propriedade de Lula Pires que tinha destino certo, na compra de materiais. Assim que inaugurou, o orfanato começou a funcionar com doze crianças, que encontraram lar entre as paredes do prédio e no coração dos administradores.


Mas com as mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente, a “Casa de Veneranda” deu lugar a Creche Vovó Cotinha, em 1991. Os trabalhos começaram com 20 crianças, mas em 22 anos de funcionamento, até 100 crianças chegaram a estudar na creche. Foram muitas festas, aniversários, apoio de voluntários e dia a dia, muita luta para manter a instituição funcionando. No início, a obra era mantida com o dinheiro de aluguel de garagens, campanha do quilo e sócios fiéis, sem falar da comunidade que sempre ajudou com doações. Mais tarde a prefeitura deu apoio, com a merenda e um repasse de verba.

No final de 2013, novas mudanças. A Casa de Veneranda deixou de ser creche, para se tornar um grande centro cultural. Aulas de ballet, dança, artes marciais, slakeline e música. Voluntários que se uniram para fazer cada um a sua parte. 


Em 2015, os projetos sociais continuam de segunda a sexta-feira com oficinas em vários horários do dia, aos sábados crianças dos bairros Vale do Sol e Roberto Mendes, ganharam também uma programação com oficinas, palestras e lanche. O município alugou o primeiro andar da instituição para o projeto “Mais Escola”, onde está sendo desenvolvido a “Escola de Tempo Integral”, da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira. Os alunos chegam ás 7h30min e ficam até 15h30min. Além das disciplinas tradicionais, fazem esporte, tem contato com cultura e sustentabilidade.

O trabalho de amor ao próximo, que foi o motivo da construção, continua nos corredores longos da casa e na vontade de mudar a realidade de quem mais precisa. Agora, crianças e jovens recebem a arte através de bolsas de estudo. Mais de 200 alunos fazem parte do projeto. Projeto que só existe com a boa vontade de pessoas que por aqui passaram, deixaram suas histórias e deram espaço, para que novas histórias comecem a ser escritas.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif




--