Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Bailarina de Guaçuí vai fazer teste no “Ballet Bolshoi”



“Meu sonho era ir para o Bolshoi e agora vou ter essa oportunidade”. A frase é da bailarina Raquel Pereira Rodrigues Ribeiro, de 14 anos, que estuda no Ballet Guaçuí e daqui a um mês, vai fazer um teste no “Ballet Bolshoi”. Coração acelerado, expectativa por realizar um sonho e também ansiedade. Será um início de uma grande bailarina? A adolescente de família humilde nunca saiu de Guaçuí, isso mesmo, nunca viajou para outra cidade, mas agora através da dança a sua vida pode mudar.
Quem coordena todo o trabalho é o professor e coreografo, Glheison Reis, que está à frente do “Ballet Guaçuí” há seis anos. De acordo com ele, Raquel está a dois anos se dedicando a dança, mas com as técnicas e o empenho, parece que está quatro anos a frente. A delicadeza, o corpo esguio e a elasticidade, chamam atenção no trabalho de Raquel.
“A história dela é muito bonita, através da professora Luziete, que dá aulas em uma escola da cidade, ela conseguiu começar a fazer ballet, em seguida, a academia que praticávamos a dança também adotou Raquel como bolsista. Hoje, a bailarina tem bolsa de estudos na Casa de Veneranda, a instituição também está custeando a viagem e alimentação. Acreditamos no trabalho dela e no futuro de bailarina”, comenta o professor.

                                             Muita dedicação e treinos puxados

Os treinos são puxados, Raquel faz ballet na Casa de Veneranda de segunda a sexta-feira, muitas vezes até aos sábados. Uma disciplina rigorosa, que resulta em ótimos trabalhos, a exemplos de outros talentos do “Ballet Guaçuí”. “Estou indo para passar, mas só o fato de estar lá já é uma vitória”, lembra a bailarina. Que se não tivesse recebido ajuda, nunca teria condições financeiras para realizar o sonho de ser dançarina.


                                          Simplicidade que pode ganhar o Brasil

Vale lembrar, que não é a primeira vez que bailarinos de Guaçuí fazem o teste no ballet mais concorrido do Brasil: “O Bolshoi”. Os bailarinos Maria Gabriela Machado e João Paulo, foram em outros anos, inclusive João Paulo conseguiu passar no teste e há três anos, estuda em Joinville, no Sul do Brasil.
A expectativa do professor Glheison era levar mais bailarinos, pelo menos mais quatro, mas só será possível levar uma bolsista, que é a Raquel e outra aluna, Maria Gabriela, vai com o patrocínio dos pais. “A viagem será no dia 25 de julho, se até lá conseguirmos apoio, podemos levar mais bailarinas. Seria muito importante”, finalizou o professor.

                                   Raquel faz o teste no mês que vem em Joinville   

Ballet Guaçuí- A escola de dança conta hoje com 150 alunos, deste 60 são bolsistas do projeto social Casa de Veneranda, inclusive as aulas acontecem em um dos salões da instituição. A escola de ballet também tem ramificação no noroeste do Rio de Janeiro, na cidade de Varre Sai.
                                           Raquel tem se dedicado todos os dias nos treinos

Um comentário:

  1. Vale acrescentar que todo o material para treino, ensaio e teste foram doados pela Casa de Veneranda para a nossa bailarina. Uma verdadeira artista. Muitas Boas vibrações para ela. O blogue ficou fantástico Andressa. Você como sempre ao nosso lado. Muito obrigado.

    ResponderExcluir