Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Veneranda abre as portas para o “VIDA NO SÁBADO”


                                                        O esporte também está presente no sábado

Uma união de forças, ideias e muita vontade. Foi assim que surgiu há cinco meses, o projeto “VIDA NO SÁBADO” na Casa de Veneranda, em Guaçuí. Mais uma oportunidade para crianças de bairros carentes, que agora conseguem receber informações aos sábados, descobrir talentos na música ou dança, mas ao mesmo tempo, recebem carinho de diversos voluntários. Ao todo 40 crianças estão vivendo essa experiência, mas ainda existem vagas para outras 10.

A vice-presidente da instituição, Camila Nasser, conta que a ideia surgiu porque nem todas crianças conseguiam se enquadrar nos projetos de dança, música e outros esportes, que já existem de segunda a sexta-feira na Veneranda, que também distribui bolsas de estudo. “Priorizamos alguns bairros pra inicia-lo, primeiro fomos ao Vale do Sol, que tivemos auxilio do presidente do bairro, para cadastrar as crianças. Algumas também do bairro Roberto Mendes estão fazendo parte, e dessa vez quem nos ajudou foi a Dona Cacilda, que faz já um projeto social no local”, conta Camila.

A rotina é a mesma todos os sábados, as crianças chegam às 9h da manhã, participam do coral com o professor Celso Montoni, em seguida às 10h fazem um lanche, na sequencia participam do Clube dos Castores, idealizando e executando ações para melhoria da sociedade. Para finalizar o sábado ás 11h, elas se dividem de acordo com as aptidões: capoeira, dança popular, slackline, teclado, violão, violino e flauta. O projeto termina ao meio dia. “Com isso, eles perceberam que ninguém tem tão pouco, que não possa doar e nem tem tanto, que nada tenha a receber. E nesse momento, pelas crianças estarem trabalhando no Clube dos Castores, o tema é preservação, durante cinco sábados, eles estão tendo aulas com a Policial Ambiental”, lembra a vice-presidente.


                                                      Crianças muito atentas durante as palestras


Um sábado que se abre para essas crianças como oportunidade de aprendizado e mudança de vida. Um reflexo em casa e também na vida escolar. A Casa de Veneranda existe há 39 anos, de lá pra cá, foi orfanato, creche e desde o ano passado, abriu as salas amplas para centenas de projetos que deram vida novamente a uma história de muita solidariedade a comunidade de Guaçuí. “A Casa de Veneranda de uma forma diferente vem desempenhando o que sempre fez para a sociedade: dá oportunidades, transforma histórias. Quando finalizamos os trabalhos de creche, ficamos tristes. Mas hoje percebemos que as mudanças foram necessárias, importantes e que continuamos educando, fora das salas de aula, mas através da arte e do esporte. Esse é o nosso foco, educar, só assim iremos verdadeiramente transformar”, finaliza Camila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário